Você já pensou em como organiza sua lista de supermercado? Normalmente, para otimizar o tempo, ordenamos a lista de compras por categorias. Ou seja, identificamos características comuns, agrupamos os itens nessas categorias e decompomos a lista nesses subgrupos. E por trás dessa corriqueira atitude está o pensamento computacional: uma estratégia para a resolução de problemas que envolve uma lógica estruturada em alguns pilares:

  • Abstração: ignorar detalhes da solução e conseguir aplicá-la à outros problemas similares;
  • Decomposição: dividir o problema e um conjunto de problemas menores e mais fáceis de serem resolvidos individualmente;
  • Identificação de padrões: identificar elementos que se repetem dentro de um problema e podem ser tratados de forma similar;
  • Pensamento algorítmico: habilidade de gerar um conjunto de regras para resolver um problema em um número finito de etapas.

Quando o jovem desenvolve esse raciocínio ele consegue mobilizar as ferramentas certas, podendo repetir a mesma estratégia e aplicá-la em qualquer situação. Ou seja, ele emprega o pensamento computacional para modelar e resolver problemas específicos de uma determinada área. 

Share via
Copy link
Powered by Social Snap