Apontados pelo National Education Association (NEA) como competências essenciais para o século XXI, a Comunicação, a Colaboração, a Criatividade e o Pensamento Crítico , devem estar presentes nas  salas de aula, de preferência desde a infância.

A comunicação é a expressão de ideias, opiniões e sentimentos expressas em suas múltiplas formas (verbal, não-verbal, corporal, artística, etc.). Para haver comunicação é preciso o desenvolvimento de uma escuta ativa, que se dá no interesse genuíno pelo outro, na atenção plena e dedicada ao que está sendo dito. A comunicação também perpassa pela discussão, pela capacidade de se expressar a partir de novas visões e versões. 

Muito mais do que o ‘simples’ ato de ajudar, cooperar está próximo da empatia.Traz consigo a interdependência e a busca por um desenvolvimento coletivo, que explora as potencialidades individuais em prol do grupo.

O Pensamento Crítico é a habilidade de analisar informações objetivamente e fazer um julgamento fundamentado. Ele permite separar fatos de opiniões mas, para isso, um pouco de ceticismo é necessário.

Já a criatividade é o processo de ter ideias originais (será que criatividade só tem a ver com a originalidade?) e que tenham valor. Apesar de muitas vezes ser vista como uma habilidade que ou você tem ou nunca terá, ela pode e deve ser desenvolvida. Ao resolver problemas ou tentar algo que nunca experimentou antes, você se permite abordar uma situação sob novas perspectivas, incluindo aquelas que outras pessoas podem não ter visto. E, uma delas pode ser inovadora!!!

Essas competências não são novidades na educação. Os educadores sempre usaram elementos dos 4Cs em suas aulas. Nós, provavelmente, também os usamos no cotidiano. O que pode mudar é a consciência de como, quando e por que eles podem ser usados. Os 4Cs podem se sobrepor e se entrelaçar, trazendo camadas de profundidade para a compreensão do conteúdo dos alunos e sua capacidade de aprender a aprender.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap